Fifa suspende presidente da federação panamenha por chamar jogadora de ‘gorda’
A FIFA suspendeu Manuel Arias, presidente da Federação Panamenha de Futebol, por seis meses devido ao uso de “linguagem inapropriada” em comentários sobre o Fenerbahçe e a jogadora da seleção panamenha, Marta Cox, conforme divulgado pela entidade máxima do futebol panamenho. Segundo um comunicado, a Federação “recebeu uma notificação sobre a sanção imposta ao Sr. Manuel Arias” pelo Comitê de Ética da FIFA “devido à linguagem inadequada utilizada em relação a uma atleta da seleção feminina do Panamá”.
- Multicampeão pelo Real Madrid: Fábio Coentrão é investigado por comércio ilegal de frutos do mar
- Leia também: falcoeiro da Lazio demitido após foto nu e revela ameaças de morte, se tranca em quarto na sede do clube
Arias “estará banido até 14 de julho de 2025, período durante o qual estará impedido de participar de atividades ligadas ao futebol federado”, complementou a declaração, sem citar o nome da jogadora. Em março de 2023, Arias havia se referido a Cox como “gorda” após crítica dela sobre a liga feminina panamenha, que viu a seleção perder todos os jogos na fase de grupos da Copa Ouro.
“Marta Cox veio falar sobre nossa liga, ela não está em boa forma, está gorda e não consegue se mover em campo”, disse Arias a um veículo de comunicação local na época.
Após a revelação da sanção, Arias reconheceu os fatos em uma nova declaração nas redes sociais, considerando a linguagem que usou contra a jogadora de 27 anos como “extremamente lamentável”.
“Estou ciente do grave erro que cometi (…) Aceito a sanção e continuarei refletindo sobre o que ocorreu”, acrescentou Arias.
A controvérsia levou Cox, uma das principais jogadoras da seleção panamenha, a ameaçar deixar a equipe, o que resultou em um pedido de desculpas público do técnico. O Panamá conta com uma liga feminina amadora, criada em 2017, onde a maioria das jogadoras não é remunerada e não possui acesso a grandes estádios ou centros de alto rendimento.
Nesta quinta-feira, o Fenerbahçe anunciou a contratação de Cox, ex-jogadora dos clubes mexicanos León e Pachuca.