Crescem autorizações para viagem de menores no Piauí
A solicitação da AEV é feita de forma totalmente eletrônica desde 2021
As Autorizações Eletrônicas de Viagem (AEVs), emitidas pelos Cartórios de Notas do Piauí, crescem em média 233% desde o início das férias escolares de dezembro. A medida é necessária para menores de 16 anos que viajarão sozinhos, ou acompanhados por apenas um dos pais, parente ou responsável.
A solicitação da AEV é feita de forma totalmente eletrônica, desde 2021, por meio de videoconferência com o tabelião pela plataforma nacional unificada e-Notariado, que reúne todos os Cartórios de Notas do país.
Com a AEV, o menor ou acompanhante responsável poderá acessar seu documento por meio de aplicativo de celulares Android, ou IOS, e apresentá-lo por QR code nos guichês de atendimentos de aeroportos, o que evitará perdas de documentos impressos durante a viagem e assegurará a atualização constante de dados e permissões, podendo os responsáveis cancelarem o ato à distância.
O modelo físico permanece disponível, sendo realizado por meio de reconhecimento de firma, feito presencialmente pelos responsáveis do menor em Cartório de Notas, em um formulário físico que deve ser preenchido e impresso.
“As AEVs são mais uma prova de que o notariado está preparado para atender às demandas da sociedade moderna, garantindo segurança e eficiência nos processos de autorização de viagem”, destacou Ricardo Araújo Costa, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Piauí.
Siga o Portal ClubeNews no Instagram e no Facebook.
Envie sua sugestão de pauta para nosso WhatsApp e Entre na nossa comunidade.
Confira as últimas notícias: clique aqui!
∴ Compartilhar