CPPI comemora o Dia da Bandeira com escola Cívico-Militar e Escoteiros do Mar, em Parnaíba (PI)
Momento do hasteamento da Bandeira Nacional.
No dia 18 de novembro, foi realizada na Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), Organização Militar subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, a Cerimônia do Dia da Bandeira. Como tradição, todos os dias, a Bandeira Nacional é hasteada às 08h, e arriada ao pôr do sol, mediante cerimonial específico, em todas as Organizações Militares da Marinha. No Dia da Bandeira, além do hasteamento diário, acontece outro às 12h. Após o hasteamento da Bandeira às 12h, são cremadas as Bandeiras Nacionais substituídas durante o ano e o Hino à Bandeira é cantado por todos os presentes.
Em respeito às celebrações do dia, durante a cerimônia na Capitania foi incinerada uma das bandeiras mais antigas. A incineração foi conduzida pelo Caverna-Mestra, Primeiro-Sargento (OS) Francisco das Chagas dos Santos- esse nome é dado ao militar que tem mais tempo servindo na mesma OM (Organização Militar) da Marinha, que tem sua origem no termo que significa a Caverna correspondente à seção mestra da embarcação por ocasião de sua construção.
Estiveram presentes, representantes do Grupo Escoteiro do Mar (GEMAR) e, alunos e professores da Escola Cívico-Militar “Roland Jacob” que puderam ter um contato com as tradições e cerimoniais da Marinha do Brasil.