Clubes pressionam CBF por mudanças estruturais no futebol brasileiro
Clubes das principais divisões do futebol brasileiro se uniram para demandar mudanças significativas à CBF. Em um comunicado conjunto, a Liga Forte União (LFU) e clubes da Libra apresentaram oito exigências essenciais para a modernização do futebol nacional.
Dentre as reivindicações, uma crítica importante é direcionada ao atual modelo eleitoral da CBF, que privilegia as federações estaduais com um peso triplo nos votos. Os clubes da Série A têm direito a dois votos, enquanto aqueles da Série B têm apenas um, situação que, conforme os signatários, compromete a representatividade e a democracia do processo eleitoral.
Outro aspecto crucial é a formação de uma liga independente, um desejo antigo dos clubes, que também pleiteiam o direito de explorar comercialmente suas competições. A nota enfatiza ainda a necessidade de regras claras para o fair play financeiro, a profissionalização da arbitragem e o suporte estrutural e financeiro às divisões de acesso e ao futebol feminino.
Confira a íntegra da nota divulgada pela LFU:
OS CLUBES ENTRARAM EM CAMPO POR UM NOVO FUTEBOL NO BRASIL.
O futuro do futebol brasileiro é inegociável para nós.
Os clubes brasileiros estão unidos, mobilizados e cientes de que este é um momento crítico, em meio a mais uma eleição conturbada para a liderança da Confederação Brasileira de Futebol, que exige ações objetivas para transformação, transparência e modernização do nosso futebol.
Por isso, exigimos que a CBF avance com prioridade e urgência nos seguintes aspectos:
- Mudança no processo eleitoral, especialmente no que diz respeito ao peso dos votos;
- Obrigatoriedade da participação dos clubes em todas as Assembleias Gerais da CBF;
- Compromisso de criação da liga e reconhecimento de que os direitos comerciais das Séries A e B pertencem aos clubes;
- Mudanças nas regras de governança, conferindo poder executivo à Comissão Nacional de Clubes;
- Profissionalização da arbitragem, garantindo dedicação exclusiva dos árbitros das séries A e B, além de investimento em treinamento contínuo;
- O calendário do ciclo 2026-2030 deve ser aprovado em conjunto pela Libra, LFU e CBF;
- Fomento e apoio financeiro especialmente voltado às Séries B, C e D, assim como ao futebol feminino;
- Estabelecimento de regras de fair play financeiro.
Estamos mobilizados e juntos por um futebol brasileiro cada vez mais forte.
SEM CLUBE NÃO EXISTE FUTEBOL.