A cerimônia da Bola de Ouro, o prêmio individual mais desejado do futebol, já tem data e local confirmados. A Uefa anunciou nesta segunda-feira que a 69ª edição ocorrerá no dia 22 de setembro, no renomado Théâtre du Châtelet, em Paris. Este ano, uma novidade é que as categorias para o futebol masculino e feminino serão equivalentes.
Diferentemente de edições anteriores, a cerimônia não coincidirá com os jogos internacionais de futebol feminino, permitindo que as jogadoras participem sem a obrigação de treinamento com suas seleções nacionais.
A Uefa expressou seu orgulho em ampliar as categorias de premiação, incluindo três novas que homenageiam as conquistas das jogadoras. O evento é realizado em parceria com a revista “France Football” desde o ano passado.
Os indicados aos prêmios serão revelados no início de agosto. Na última edição, o espanhol Rodri conquistou o prêmio na categoria masculina, enquanto Aitana Bonmati foi a vencedora do futebol feminino.
A vitória do meio-campista do Manchester City foi cercada de polêmica, já que o atacante brasileiro Vinicius Jr, do Real Madrid, ficou em segundo lugar e decidiu não comparecer à cerimônia após saber que não seria o escolhido.
Nesta edição, além das premiações já conhecidas, as organizadores também entregarão para a categoria feminina o Troféu Kopa (melhor jogadora jovem), o Troféu Yashin (melhor goleira) e o Troféu Gerd Müller (jogadora artilheira da temporada). “Estamos satisfeitos em expandir nosso reconhecimento para incluir três novas categorias que celebram as conquistas das jogadoras”, destacou a Uefa em seu site.
A avaliação dos candidatos para a Bola de Ouro ocorre considerando o desempenho do segundo semestre de um ano, juntamente com os seis meses seguintes. A votação é realizada por jornalistas de cem países que estão no topo do ranking da Fifa.