Atlético x Cruzeiro: relembre primeiro clássico de grandes contratações
O clássico mineiro que ocorrerá no dia 18 de janeiro de 2025 promete ser especial para vários jogadores de Atlético e Cruzeiro. Ambos os times se reforçaram e vários estreantes estarão em campo. Com isso em mente, a Itatiaia relembra outros clássicos que também contaram com reforços notáveis nos últimos anos.
O Atlético e o Cruzeiro se enfrentam pela primeira vez no ano às 17h (horário de Brasília) deste sábado, no Inter&Co Stadium em Orlando. A partida faz parte da Inter&Co Soccer Week na FC Series, nos Estados Unidos. O principal destaque dessa edição do clássico é Gabigol, o reforço mais comentado do futebol mineiro em 2024.
Estreias de destaque no clássico entre Atlético e Cruzeiro
Atlético
Ronaldinho Gaúcho
A estreia do ‘Bruxo’ em clássicos aconteceu na 19ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012. O Galo, em grande fase, contou com a magia de Ronaldinho, que anotou um golaço no Independência. Apesar do gol, o Alvinegro não conseguiu segurar a vitória e empatou em 2 a 2.
Lucas Pratto
Após uma temporada esplêndida no Vélez, Lucas Pratto foi contratado pelo Atlético e logo mostrou seu valor em sua estreia em clássicos. Embora o Cruzeiro tenha aberto o placar, o argentino fez os dois gols no Mineirão que garantiram a classificação do Galo para a final do Campeonato Mineiro de 2015, onde o Alvinegro se coroou campeão estadual.
Hulk
A primeira aparição de Hulk no clássico não foi das melhores. O Atlético perdeu para o Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão, na 9ª rodada do Campeonato Mineiro de 2021. Para piorar, o ídolo alvinegro começou no banco e foi expulso após um desentendimento com William Pottker quando entrou em campo.
Cruzeiro
Alex
O primeiro clássico de Alex com a camisa do Cruzeiro foi memorável. O ‘Talento Azul’ brilhou, marcando os dois gols da Raposa no empate em 2 a 2 no Mineirão, pela Campeonato Brasileiro de 2001. O Atlético também deixou sua marca com gols de Marques e Ramon Menezes.
Júlio Baptista
Apesar de uma passagem discreta, Júlio Baptista foi a grande contratação do Cruzeiro em 2013, mas só fez sua estreia em clássicos no ano seguinte, sendo titular no empate em 0 a 0 no Independência, na ida da final do Campeonato Mineiro de 2014.
Matheus Pereira
Grande nome do Cruzeiro na última temporada, Matheus Pereira chegou à Toca com o desejo de jogar pelo seu clube do coração. Ele fez sua estreia diante do Atlético em 2023, no primeiro clássico da história da Arena MRV, e foi fundamental na vitória histórica por 1 a 0, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.