Conmebol anuncia que adotará as novas regras do futebol em suas competições; confira as mudanças
A Conmebol anuncia a adoção de novas regras para suas competições; confira as alterações
Segundo a Confederação, as modificações visam alinhar os torneios aos novos procedimentos da Ifab (International Football Association Board), que regulamenta o futebol global e as diretrizes de arbitragem.
A principal alteração será na regra 12, que tem como objetivo combater a “cera” por parte dos goleiros. Agora, os arqueiros terão um limite de oito segundos para segurar a bola dentro da área antes de realizarem a reposição. Se esse tempo for ultrapassado, será concedido um escanteio à equipe adversária.
A Conmebol destacou que “essa norma busca agilizar o jogo e evitar desperdícios de tempo desnecessários”. Para garantir que os goleiros estejam atentos ao tempo restante, o árbitro levantará a mão e iniciará uma contagem regressiva de cinco segundos antes que a bola precise ser lançada.
Confira outras mudanças:
• Regra 3: ficará claro que apenas o capitão da equipe poderá se aproximar do árbitro para contestar decisões. Outros jogadores que fizerem isso deverão ser punidos com cartão amarelo;
• Regra 8: se a bola estiver fora da área penal quando o jogo for interrompido, o árbitro concederá bola ao chão a favor do jogador do time que tinha a posse de bola, sempre que possível determinar pelo juiz. Caso contrário, a bola ficará com um atleta da equipe que a tocou por último. A bola deverá tocar o chão no local onde estava antes da paralisação;
• Regra 9: se um membro da comissão técnica, um jogador temporariamente fora do campo, um reserva, um atleta substituído ou expulso tocar uma bola que claramente está prestes a sair do campo, o árbitro concederá um tiro livre indireto, sem aplicação de sanção disciplinar, desde que não haja intenção de interferir de forma irregular.
Fonte: ESPN