Ministério Público investiga ex-prefeito de Piracuruca por crime de injúria contra advogado


O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Piracuruca, instaurou, nesta quinta-feira (13), Procedimento Investigatório Criminal (PIC) para apurar o possível crime de injúria cometido pelo ex-prefeito Raimundo Alves Filho, conhecido como Dr. Raimundo, contra o advogado Dr. João José da Silva Araújo.

O incidente teria ocorrido em 6 de outubro de 2024, por volta das 11h, na Unidade Escolar Hermínio Conde, durante as eleições municipais. Segundo a denúncia, registrada pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Piauí, o advogado João José teria solicitado que as pessoas presentes no colégio eleitoral não formassem aglomerações, conforme as normas vigentes.

Foto: Lucas Dias/GP1Ministério Público do Estado do Piauí, MPPI

Ministério Público do Estado do Piauí, MPPI

De acordo com a representação criminal, o ex-prefeito Raimundo Alves Filho teria interrompido o advogado, afirmando: “Olha, eu sou fiscal, esse advogadozinho não tem competência para esse ato aqui, pode chamar as autoridades competentes”. Em seguida, após o advogado acionar a Polícia Militar presente no local, o senhor Raimundo Alves teria proferido nova ofensa: “Advogado e merda, é a mesma coisa”.

O promotor Luiz Antônio França, responsável pelo caso, determinou uma série de diligências, incluindo a notificação do representado para apresentar defesa escrita no prazo de 15 dias úteis. A investigação visa apurar a possível prática do crime de injúria, previsto no artigo 140, caput, do Código Penal Brasileiro.

A denúncia foi acompanhada de reportagens realizadas na época e de uma filmagem do incidente. O Ministério Público ressalta a importância de investigar tais ocorrências para preservar a dignidade profissional e pessoal dos cidadãos, bem como manter a ordem e o respeito durante os processos eleitorais.

O caso será acompanhado pelo Conselho Superior do Ministério Público do Piauí e pelo Centro de Apoio Operacional Criminal (CAOCRIM).

Outro lado

O ex-prefeito não foi localizado para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security