Piauí é 1º lugar no Brasil em matriz energética renovável, diz Aneel
O Piauí, com sua matriz energética renovável, ocupa atualmente a liderança no país, com 99,75% de sua energia proveniente de fontes limpas, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). O estado também figura como o terceiro maior produtor de energia solar e eólica do Brasil.
No setor solar, o Piauí está entre os três maiores estados em potência instalada de usinas solares fotovoltaicas, sendo superado apenas por Minas Gerais e Bahia. O Parque Solar de São Gonçalo, em São Gonçalo do Gurguéia, é um dos maiores projetos em construção na América do Sul, com 864 MW de capacidade instalada, e já ocupa uma área equivalente a 1.500 campos de futebol.

Energia Eólica no litoral do Piauí
Localizado no cinturão solar, o Piauí apresenta condições ideais para a captação de energia solar, com uma média de irradiação de 5,9 kWh/m² e cerca de 12 horas diárias de luz solar, superando países como a China e a Alemanha. Com essa alta capacidade de produção, o estado ocupa a terceira posição nacional em potência instalada de usinas solares. Com a construção de grandes parques solares, como o de São Gonçalo, o Piauí objetiva se tornar referência no cenário energético, expandindo-se nos próximos anos.
Na área de energia eólica, o Piauí também se destaca, sendo o terceiro maior gerador de energia do país, com uma produção de 12,82 TWh. O estado supera outros estados tradicionais no setor, como o Ceará e o Rio Grande do Sul, e conta com um fator médio de eficiência das usinas de 38,6%, o que o coloca em quinto lugar no Brasil. A capacidade instalada do estado no setor eólico também é expressiva, com o Parque Eólico Lagoa dos Ventos, em operação, sendo o maior da América Latina, com 1.063 MW de capacidade instalada e 230 turbinas.
O Parque Eólico Lagoa dos Ventos, além de gerar 3,3 TWh anualmente, tem grande impacto ambiental, evitando a emissão de 1,6 milhão de toneladas de CO₂ por ano.