Avó de crianças envenenadas em Parnaíba confessa suposta participação no crime
Maria dos Aflitos, avó das crianças envenenadas em Parnaíba, no litoral do Piauí, supostamente admitiu à polícia sua participação em um crime que resultou na morte de sete pessoas, incluindo cinco membros de sua própria família. Essa informação foi confirmada pelo advogado de Francisco de Assis Pereira da Costa, o principal suspeito do caso. A prisão temporária de Maria foi determinada por um período de 30 dias para que as investigações possam ser aprofundadas.
Francisca Maria da Silva, de 32 anos, mãe das duas crianças que também faleceram após ingerirem cajus contaminados em agosto do ano passado
O crime ocorreu no dia 1º de janeiro, quando Francisco de Assis supostamente adicionou o pesticida terbufós ao arroz servido no jantar. Entre as vítimas estavam os netos de Maria: Igno Davi Silva, Maria Lauane Fontenele e Maria Gabriele Fontenele, de 4 anos, além de sua filha, Francisca Maria da Silva, e seu filho, Manoel Leandro da Silva. Dois outros netos, Ulisses Gabriel e João Miguel, já haviam falecido em agosto de 2023 após ingerirem o mesmo veneno.

Prisões e investigações
Maria dos Aflitos foi detida temporariamente como parte das investigações em andamento. Sua filha, Maria de Fátima, e outros familiares também foram levados à Central de Flagrantes de Parnaíba para prestar depoimento. A Polícia Civil do Piauí informou que todos os detalhes sobre o caso serão divulgados somente após a conclusão do inquérito, mantendo sigilo para garantir a eficácia das investigações.
Durante as buscas na residência de Francisco de Assis, a polícia encontrou um baú com revistas de temática nazista, além de alimentos e itens pessoais. Apesar de negar as acusações, ele continua detido temporariamente.
Caso
Além das cinco vítimas da família, uma vizinha, Maria Jocielene, também faleceu após passar mal na casa dos suspeitos 20 dias depois do envenenamento. A causa de sua morte ainda não foi revelada.
A polícia continua investigando os motivos e o envolvimento de cada um dos acionados no crime, que já é considerado um dos mais brutais da recente história do Piauí.
Fonte: Polícia Civil do Piauí