Trump corta financiamento federal para abortos nos EUA
Presidente revoga ordens executivas anteriores sobre acesso a abortos
Na última sexta-feira (24), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou uma ordem executiva que determina a interrupção de recursos federais destinados ao financiamento ou promoção do aborto eletivo. Trump declarou que “a utilização forçada dos fundos dos contribuintes federais para financiar ou promover o aborto eletivo” chegou ao seu término.
Presidente Donald Trump
A nova medida revoga duas ordens executivas de ex-presidente Joe Biden, que haviam facilitado o acesso a métodos abortivos. Uma dessas ordens, datada de julho de 2022, foi implementada após a Suprema Corte dos EUA ter derrubado a proteção federal ao aborto, que vigorava desde 1973, devolvendo a cada estado a autoridade para decidir sobre o assunto.
Trump ressaltou que, por quase 50 anos, o Congresso aprovou leis anuais que proíbem o uso de verbas federais para financiar abortos, mas que a administração anterior não seguiu essas diretrizes. Ele também reafirmou seu compromisso em proteger os direitos dos não nascidos contra os “ataques da esquerda radical”.
Fonte: Portal AZ