Número de latrocínios no Piauí reduziu 28% em 2 anos, diz Secretaria de Segurança


A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) anunciou uma redução histórica nos casos de latrocínio – roubo seguido de morte – no Estado em 2024. O número registrado é o menor desde 2015, ano que serve como marco da série histórica.

De acordo com os dados da Segurança, em 2024 foram contabilizados 18 latrocínios, representando uma queda de 28% em relação a 2022, quando ocorreram 25 casos. Em 2015, o número de latrocínios foi mais que o dobro do registrado este ano, totalizando 47 ocorrências.

O número de roubos também teve uma queda na série histórica. Enquanto em 2015 a quantidade registrada foi de 24.957, em 2024 foram 12.424 ocorrências, menos da metade.

Recuperação de celulares

Foto: Lucas Dias/GP1A devolução dos 700 celulares  aconteceu na sede da SSP, na zona leste de Teresina.

Devolução de celulares na sede da SSP, na zona leste de Teresina

A SSP atribui a redução de latrocínios ao protocolo bem-sucedido de recuperação de celulares implementado no Piauí, que desencorajou os crimes de furtos e roubos.

O método se tornou referência e foi adotado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Desde sua implementação, o número de roubos de celulares caiu 41%, quando comparado a 2022. Além disso, o Piauí alcançou um aumento de 549% na recuperação de aparelhos, totalizando mais de 10 mil celulares recuperados em dois anos.





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security