Red Bull tem sonho de levar a hegemonia das pistas para o futebol
A Red Bull possui cinco clubes ao redor do mundo, com um projeto de longo prazo para torná-los vencedores: RB Leipzig (Alemanha), Red Bull Bragantino (Brasil), Red Bull Salzburg (Áustria), New York Red Bulls (Estados Unidos) e, mais recentemente, o RB Omiya Ardija (Japão), que subiu para a segunda divisão no ano passado e é um forte candidato à série de elite do futebol japonês.
O RB Leipzig se destaca entre eles. Fundado em 2009, o clube subiu da quinta divisão à elite do futebol alemão em apenas sete anos, com o suporte da Red Bull. Além disso, conquistou duas Copas da Alemanha (2022 e 2023) e participa regularmente de competições europeias.
A experiência da equipe na Fórmula 1 serve como inspiração para o sucesso no futebol. A Red Bull entrou na Fórmula 1 em 2005, sob a liderança de Christian Horner, adotando uma mentalidade semelhante à que utiliza no futebol: investir em infraestrutura. A equipe venceu quatro campeonatos com Vettel, retornando ao topo apenas em 2021.
De acordo com Plenge, a Red Bull está comprometida com o futebol a longo prazo, visando o sucesso dos clubes. Para o dirigente, esse compromisso é um dos diferenciais dos projetos que eles lideram.
“Quando a Red Bull se envolve em um projeto, faz isso com total comprometimento. Se olharmos para o desenvolvimento da nossa equipe de Fórmula 1, a Red Bull está investindo há 14, 15, 16 anos, e conquistou o campeonato mundial quatro vezes seguidas. Isso demonstra que, ao fazermos algo, fazemos da maneira certa. Investimos na infraestrutura, pensamos a longo prazo e temos um plano. E queremos ser bem-sucedidos”, afirmou.