Piauí tem a segunda maior proporção de pessoas com deficiência no país, aponta IBGE

O Piauí tem a segunda maior proporção de pessoas com deficiência no país, com dois ou mais anos de idade, ficando atrás somente de Alagoas. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (23) e são do Censo Demográfico de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No total, 60% dos municípios piauienses apresentam proporção de pessoas com deficiência acima da média estadual de 9,3%.

Além de apresentar a segunda maior proporção de pessoas com deficiência no país, o Piauí também se destaca negativamente no que diz respeito ao acesso à educação dessa população. De acordo com os dados do Censo Demográfico 2022, a taxa de analfabetismo entre as pessoas com deficiência de 15 anos ou mais de idade chegou a 38,78%, o maior índice entre todas as unidades da federação.
Para efeito de comparação, a taxa entre as pessoas sem deficiência é de 12,64%. O município de Paquetá, por exemplo, alcançou o alarmante índice de 70,03% de analfabetismo entre a população com deficiência, a segunda maior taxa registrada no Brasil.
Outro dado relevante é que 12 dos 50 municípios brasileiros com maior proporção de pessoas com deficiência estão localizados no Piauí. Entre eles, São José do Peixe lidera com 16,5% da população de dois anos ou mais apresentando algum tipo de deficiência, seguido por Canavieira (16,3%) e Rio Grande do Piauí (16,2%).
População idosa e feminina são as que apresentam maior proporção
Segundo o IBGE, 10,1% das mulheres apresentam alguma deficiência, superior à dos homens, que foi de 8,5%. O Piauí registrou a terceira maior proporção de mulheres com deficiência.
Pessoas idosas de 60 a 69 anos apresentam 19,5% de deficiência. 37,5% dos idosos com pelo menos 70 anos possuem alguma deficiência.
No Brasil, o número é de 14,4 milhões de pessoas com deficiência, o que representa 7,3% da população desta faixa etária. Roraima (5,6%), Mato Grosso (5,7%) e Santa Catarina (6%) são os estados com menor proporção do país.
Municípios com as maiores proporções do estado

Conforme o IBGE, São José do Peixe foi o município que apresentou a maior proporção da população com deficiência no estado, com um índice de 16,5%. Canavieira vem em seguida, com 16,3% e Rio Grande do Piauí no terceiro lugar, com 16,2%.
O município de Caraúbas do Piauí foi o que apresentou menor proporção no estado, com 3,8%. Na sequência, vem os municípios de Baixa Grande do Ribeiro, com 4,9% e Porto Alegre do Piauí, com 5,1%.
Nos municípios mais populosos do estado, Teresina apresentou uma proporção de 7,9%; Picos apresentou 8,4% e Parnaíba com 8,7%.