Rivais em campo, Flamengo e Botafogo investem alto nas TVs próprias de olho em receita e aproximação com o torcedor

As TVs de clubes, que tiveram um crescimento significativo durante a pandemia de Covid-19, quando o tempo de tela das pessoas aumentou, estão ganhando destaque. Flamengo e Botafogo, que se enfrentarão neste domingo, às 18h30, no Maracanã pelo Brasileirão, são exemplos notáveis.

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O Botafogo reformulou a Botafogo TV em março de 2024 e está há mais de um ano operando um estúdio moderno no estádio Nilton Santos, onde transmite principalmente os jogos. O projeto quadruplicou a audiência no primeiro ano e proporcionou ao clube um retorno financeiro superior a 500%, atraindo patrocinadores e gerando um retorno orgânico, especialmente no YouTube.

— Este é, sem dúvida, o melhor canal de comunicação que o Botafogo possui para interagir com os torcedores e consolidar sua marca — afirma o diretor de comunicação, Julio Gracco. — Reconhecemos sua importância estratégica para o clube.

Equipe da TV do Botafogo — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Embora a transmissão nacional dos jogos do Brasileirão ainda esteja em fase de áudio, o público internacional já pode acompanhar as partidas do alvinegro com narração em inglês.

Todos os profissionais envolvidos são alvinegros, e houve um esforço para garantir uma representação equitativa de gênero na equipe. A confiança que transmitem aos torcedores se reflete no time.

— Os jogadores atualmente nos buscam para sugerir pautas e desafios entre si, percebendo que o conteúdo é produzido por colegas de equipe — revela Gracco.

A mudança na filosofia do rival, o Flamengo, começou mais recentemente: a nova Flamengo TV foi lançada em março deste ano, com a contratação dos jornalistas João Guilherme e Daniela Boaventura para liderar as transmissões, também em áudio, e conteúdos semanais. As transmissões internacionais são feitas em português, visando alcançar os flamenguistas fora do Brasil, sendo a venda feita avulsamente ou em pacotes para todo o campeonato.

Equipe da TV do Flamengo — Foto: Hermes de Paula/Flamengo
Equipe da TV do Flamengo — Foto: Hermes de Paula/Flamengo

O clube acredita que, no futuro, as receitas geradas pela sua TV podem se tornar uma fonte de financiamento tão significativa que podem até contribuir para a contratação de jogadores. Esses valores não viriam apenas do retorno das plataformas, mas também de acordos comerciais decorrentes, algo que já se pratica no Botafogo.

Também há planos para construir um novo estúdio na sede da Gávea, que se somaria aos já existentes no Maracanã e no Ninho do Urubu. A programação inclui não apenas jogos, mas também noticiários e quadros interativos nas redes sociais. O clube não quis comentar oficialmente quando consultado pelo GLOBO.

— É essencial ter um planejamento estruturado para gerar engajamento e monetizar adequadamente — afirma Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports e especialista em marketing esportivo.

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

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