Agricultores do Território dos Carnaubais comemoram sucesso de vendas na Quitanda durante o Diálogos pelo Piauí – pi.gov


A Quitanda da Agricultura Familiar foi um dos grandes destaques do Diálogos pelo Piauí, realizado neste sábado (17) na cidade de Campo Maior. A iniciativa da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) reuniu mais de 50 agricultores do Território dos Carnaubais, que levaram seus produtos frescos, artesanato e itens típicos da produção local, conquistando o público e fortalecendo a economia das comunidades envolvidas.

Participaram produtores de dez municípios da região: Assunção do Piauí, Boa Hora, Boqueirão, Campo Maior, Capitão de Campos, Castelo, Jatobá, Nossa Senhora de Nazaré, Novo Santo Antônio e Sigefredo Pacheco. Na feira, o público encontrou uma diversidade de itens, como macaxeira, cheiro-verde, mamão, banana, feijão verde, tomate cereja, abóbora, quiabo, goiaba, mel e rapadura, além de produtos granjeiros, como ovos, galinha, capote e suíno.

Quitanda da Agricultura Familiar no Diálogos pelo Piauí (Foto: Geirlys Silva / SAF)

De acordo com o engenheiro responsável pela organização Quitanda, Bruno Costa, a iniciativa tem gerado impacto positivo para as famílias agricultoras da região. “Trazemos esse impacto social e econômico que é a Quitanda para os agricultores familiares no Território dos Carnaubais. Com isso, a SAF contribui com o agricultor desde o momento da produção até a comercialização, que é o que melhora a renda e muda a realidade da vida da família que vive da agricultura”, destacou.

Maria Salomé participou com as rapaduras que produz em Boa Hora (Foto: Geirlys Silva / SAF)

Entre os expositores, estava Maria Salomé de Souza, uma das 26 cooperadas da CoopBoaHora, que apresentou as tradicionais rapaduras produzidas artesanalmente no município de Boa Hora. “É um produto artesanal, familiar, que tem sido passado de geração para geração. Não tem adição de corante nem outros produtos que podem fazer mal à saúde”, explicou.

O evento atraiu visitantes interessados em conhecer mais sobre a produção local. Foi o caso da agricultora familiar Rayane Oliveira, que participou como visitante e se disse entusiasmada com a iniciativa. “Eu me interessei muito pela feira, porque é uma coisa que eu estou mais envolvida no mercado, e ver isso pra gente é uma gratificação. Ver essa feira com os produtos que a gente cultiva em casa com tanto amor e carinho é muito gratificante”, relatou.

Foto: Geirlys Silva / SAF

Além da feira, o Diálogos pelo Piauí ofereceu serviços diversos do Governo do Estado à população de Campo Maior e região, promovendo cidadania e fortalecimento das políticas públicas para o Território dos Carnaubais.



Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security