Fifa projeta participação do Mineirão na Copa do Mundo de Futebol Feminino

Na última sexta-feira (16), o Mineirão sediou uma visita técnica após ser selecionado como uma das sedes para os jogos da
Copa do Mundo de Futebol Feminino
de 2027. Representantes da FIFA estiveram presentes para avaliar as estruturas do estádio e discutir possíveis melhorias para o evento.

Rhiannon Martin, chefe do departamento de Copa do Mundo Feminina da FIFA, participou da visita e explicou os objetivos da inspeção.

“Esse é um processo técnico que não se limita aos estádios. Estamos avaliando também locais de treinamento, hotéis, transporte público e segurança. Estamos em Belo Horizonte para inspecionar as instalações do estádio e considerar como utilizar melhor os espaços disponíveis”, comentou.

“Vamos analisar tudo o que observamos hoje. Teremos reuniões em julho e agosto e retornaremos em outubro para uma nova visita técnica, focando nas infraestruturas. Em outubro, organizaremos um seminário com os estádios participantes para seguir com os preparativos”, completou.

Ainda não está definido quantos jogos ocorrerão no estádio. A ideia é aproveitar espaços adjacentes para ativações e eventos paralelos, incluindo a possibilidade de envolver o Mineirinho na operação durante os jogos.

Número de Jogos

O planejamento inicial previa oito jogos no Mineirão ao longo da competição, com Belo Horizonte recebendo cinco partidas da fase de grupos, uma oitava de final, uma quarta de final e a disputa do terceiro lugar.

O
planejamento inicial sofrerá mudanças.
A FIFA reduzirá o número de sedes conforme o planejamento original, exigindo uma redistribuição dos jogos.

O Mineirão está empenhado em receber a abertura da Copa, mas é mais provável que sediará uma das semifinais ou a decisão do terceiro lugar.

Reformas

Valesca Araújo, responsável pela competição e serviços às equipes da Copa do Mundo Feminina da FIFA Brasil 2027, afirmou que não há planos para reformas significativas no Mineirão. O foco será integrar as melhorias já previstas para otimizar o uso do estádio e o atendimento ao público.

“O Mineirão já demonstrou a intenção de melhorar suas instalações. O estádio continuará operando até a Copa, e a ideia é manter as mudanças a um nível mínimo. Pretendemos utilizar o que já existe. As reformas e melhorias planejadas são voltadas para um legado que aproxime ainda mais o Mineirão dos seus usuários”, avaliou.

Copa do Mundo em BH

Belo Horizonte será uma das sedes da
Copa do Mundo de Futebol Feminino
em 2027, conforme anunciado pela FIFA em evento realizado na Suíça no dia 7 de maio. Será a terceira vez que a capital de Minas Gerais acolherá jogos do torneio internacional.

Em 1950 e 2014, Belo Horizonte já foi sede durante a Copa do Mundo de Futebol Masculino. Além de Belo Horizonte, outras cidades como
Brasília
,
Fortaleza
,
Porto Alegre
,
Recife
,
Rio de Janeiro
,
Salvador
e
São Paulo
também foram escolhidas. Ao todo, haverá 64 jogos em oito cidades pelo Brasil.

Como foi em 2014

O Mundial de 2014 contou com 12 sedes, e Belo Horizonte recebeu seis partidas: quatro na fase de grupos, uma oitava de final e uma semifinal.

A abertura e a semifinal ocorreram na Neo Química Arena, em São Paulo, enquanto a final foi disputada no Maracanã. Brasília sediou a disputa pelo terceiro lugar.

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security