Revista de futebol tem história contada em novo documentário
A Placar, uma das publicações esportivas mais relevantes da história do Brasil, será tema de um novo documentário intitulado Placar, A Revista Militante. A obra apresenta entrevistas com jornalistas e ícones do futebol que fizeram parte da sua redação.
Durante mais de 50 anos, a revista Placar narrou a trajetória do futebol brasileiro e, com 1500 edições repletas de reportagens marcantes e personagens inesquecíveis, além das polêmicas que a tornaram famosa, contribuiu para a evolução do jornalismo esportivo no país. Figuras como Juca Kfouri, João Saldanha, Paulo Vinicius Coelho, André Rizek, Michel Laurence e Sergio Xavier Filho passaram por suas páginas.
“Nosso objetivo foi evidenciar como o jornalismo deve se posicionar e denunciar as injustiças da sociedade”, afirma Sérgio Xavier Filho, comentarista da SporTV, ex-diretor da revista e um dos realizadores do documentário. “A Placar sempre teve essa essência, e por isso a chamamos de ‘revista militante’, no melhor sentido possível.”
O projeto Placar, A Revista Militante é uma iniciativa independente que levou cinco anos para ser concluído. Originalmente, a estreia estava prevista para 2020, em homenagem ao cinquentenário da publicação, mas os planos foram adiados pela pandemia da Covid-19. A direção geral é de Ricardo Corrêa.
Uma exibição especial do documentário ocorrerá nesta segunda-feira (12), às 18h30, no Museu do Futebol, em São Paulo.