Sistema de Transporte Eletivo do Piauí completa 9 anos com mais de 880 mil atendimentos


O Sistema Estadual de Transporte Eletivo (STE) completa, neste mês de maio, nove anos de operação no Piauí. A iniciativa, que oferece transporte gratuito a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), já atendeu mais de 880 mil piauienses desde sua criação. Executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), com apoio da Associação Piauiense de Municípios (APPM) e administração da Associação Reabilitar, o projeto é considerado essencial para quem precisa se deslocar até a capital para tratamentos médicos.

Conforme o Governo do Estado, o serviço cobre 24 municípios da região Entre Rios e realiza diariamente cerca de 20 rotas com micro-ônibus equipados com ar-condicionado, acessibilidade, rastreamento por satélite e higienização constante. A estrutura é pensada para oferecer segurança, conforto e pontualidade aos usuários. “Quando o sistema começou, percebemos o impacto positivo de ter um ônibus climatizado, limpo, que funciona, que deixa a pessoa no centro médico e leva de volta para casa com toda segurança. Celebramos estes 9 anos com a garantia da satisfação dos usuários”, afirmou o gerente de Operações do STE, Helton Nascimento.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíSistema de Transporte Eletivo do Piauí

Sistema de Transporte Eletivo do Piauí

Para muitos pacientes, o projeto representa mais do que um transporte: é a possibilidade real de tratamento. É o caso do aposentado Joaquim Santos, morador de Lagoa do Piauí, que faz hemodiálise em Teresina. “Eu já tenho quatro anos que faço hemodiálise e venho nesse ônibus. Eu não teria condições de pagar se o serviço não fosse gratuito. Em todo esse tempo, nunca tive problema. Quando eu termino a hemodiálise, ele me pega na porta da clínica”, relatou.

A dona de casa Luana Araújo também depende do sistema para garantir o tratamento da filha Laura Vitória, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA). “O ônibus do STE é a melhor opção para a gente. Eu chego no horário correto para as terapias e não preciso me preocupar em pagar passagem. Hoje eu percebo um avanço significativo na fala e na socialização da Laura e esse serviço é fundamental para permanecermos no tratamento”, contou.

Somente em 2024, foram realizadas 4.800 viagens entre os municípios atendidos. Para utilizar o serviço, o paciente deve solicitar o agendamento na Secretaria de Saúde do seu município e apresentar a comprovação de marcação do procedimento médico. A presença de um acompanhante também é permitida, nos casos previstos pela legislação.





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security