Campo de futebol antigo pode reescrever história do esporte

Pesquisador afirma ter descoberto o campo de futebol mais antigo conhecido do mundo, localizado em uma antiga fazenda na Escócia.

(Imagem: CBF)

Compartilhe esta matéria

A noção de que o futebol moderno surgiu na Inglaterra no século XIX pode estar prestes a ser revisada. Um pesquisador afirma ter encontrado indícios de que o esporte teve suas origens na Escócia no século XVII.

Ged O’Brien, ex-presidente da Associação de Historiadores do Esporte e fundador do Museu do Futebol Escocês, relata ter descoberto o campo de futebol mais antigo do mundo, situado em uma antiga fazenda no condado de Kirkcudbrightshire.

Carta revela a história do campo de futebol

  • O pesquisador explica que seu estudo começou a partir de uma carta do reverendo Samuel Rutherford, que serviu como ministro em Anwoth Old Kirk de 1627 a 1638.
  • Nela, o pastor presbiteriano narra que ao chegar à sua paróquia, encontrou um terreno na fazenda Mossrobin onde as pessoas costumavam jogar futebol nas tardes de sábado.
  • Indignado, Rutherford resolveu colocar pedras no local para proibir a prática do esporte.
  • Exames realizados no solo confirmam que as pedras foram colocadas ali durante o período em que Rutherford fez essa ordem.
  • O’Brien destacou que a carta indica especificamente a localização exata do campo de futebol.
  • As informações são provenientes do jornal The Times.
Campo de futebol antigo pode reescrever história do esporte
Pedras foram colocadas para impedir os jogos no campo de futebol mais antigo já descoberto (Imagem: Ged O’Brien)

Leia mais

A visão tradicional pode estar equivocada

Segundo a equipe de arqueólogos que realizou os testes na fazenda, as pedras não formavam um muro ou barreira de proteção, mas foram colocadas ali com o objetivo de proibir os jogos de futebol.

Ged O’Brien observa que “se você joga futebol todos os domingos durante todo o ano, você possui regras”. Ele argumenta que isso é o “ancestral, o avô, do futebol moderno, e é escocês”. Ele acrescenta que essa descoberta pode esclarecer porque os escoceses se destacaram no esporte assim que este foi criado.

O futebol moderno teria sido criado na Escócia, e não na Inglaterra (Imagem: lazyllama/Shutterstock)

Para O’Brien, essa descoberta fará com que historiadores reescrevam o que sabemos sobre o popular esporte, sugerindo que a crença de que o futebol moderno começou em 1863 pode estar errada.

Alessandro Di Lorenzo

Colaboração para o Olhar Digital

Alessandro Di Lorenzo é colaborador do Olhar Digital.

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security