Futebol ao vivo faz streaming quadruplicar base de assinantes
“O futebol e outros esportes são poderosos motivadores e fidelizam os usuários”, afirma Chico Vargas, coordenador da Zapping no Brasil.
A plataforma, que chegou ao Brasil em setembro de 2023, tem suas raízes na antiga Guigo TV. Trata-se de um vMVPD, ou “distribuidor virtual de programação de vídeo multicanal”. Em termos práticos, é uma TV paga que opera totalmente pela internet, via streaming, eliminando a necessidade de cabos ou antenas. Para o usuário, basta abrir o aplicativo e trocar de canal, da mesma forma que se fazia antes.
Nos últimos tempos, a empresa tem investido em conteúdos originais, além da programação dos canais lineares convencionais. Um destaque é o Eurovision, uma competição de canções europeia que foi transmitida com exclusividade pela Zapping em 2024. Para o Paulistão 2025, a empresa se uniu a outras plataformas de streaming, como UOL Play e Nosso Futebol+, para garantir os direitos de 92 jogos — com 54 deles sendo exclusivos e 11 envolvendo os quatro grandes clubes do estado.
Quem são os novos assinantes?
“A análise demográfica mostrou que 57,55% dos assinantes têm entre 18 e 35 anos, sendo que 42% estão na faixa de 25 a 35 anos. Entre os assinantes mais velhos, 10% têm entre 50 e 60 anos”, revela Vargas. O executivo também destaca que a maioria (84%) optou pelo pacote mais acessível, o Lite Plus, que oferece 45 canais, incluindo as emissoras mais populares. Apenas 16% escolheram o Full, que conta com 110 canais lineares.
A Zapping também analisou como esses novos assinantes utilizam a plataforma, além do conteúdo esportivo ao vivo. Ao todo, foram assistidas mais de 680 horas de transmissão, com uma média de 18 horas por usuário.