Pioneira do ensino de piano no Piauí ganha cidadania na Assembleia Legislativa
A professora de piano Neusa do Rego Monteiro comemorou seu aniversário de uma maneira especial nesta terça-feira (22). Reconhecendo a importância dela para a cultura piauiense, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) entregou o título de cidadania piauiense à mineira de Uberaba. Tendo desembarcado há cerca de 60 anos em Teresina, ela contribuiu para a formação de diversos pianistas do estado e para a formação de escolas de música.
“Neusa é, antes de tudo, uma mulher de sensibilidade refinada. O piano foi o seu primeiro idioma e, através dele, ela tem dialogado com a beleza, com a harmonia, com o talento e, sobretudo, com as pessoas. Durante décadas, lecionou música clássica com rigor técnico e ternura humana, moldando jovens talentos, despertando vocações e plantando a semente da arte no solo piauiense”, elogiou o autor da homenagem, deputado Wilson Brandão (Progressistas).
Quebrando o protocolo para representar os alunos de Neusa, João Batista Luzardo compartilhou um pouco do sentimento dos que puderam ter aulas com a homenageada. “Seus alunos, mesmo que muito diferentes um dos outros, sempre estarão ligados pelo mesmo ponto em comum: a grande professora de piano que transmitiu essa alegria e esse amor pela música tudo isso com um carinho inigualável de mãe e avó. Todos nós já ouvimos da ‘Tia Neusa’ uma famosa frase de Beethoven, que tocar uma nota errada é insignificante, mas tocar sem paixão é imperdoável”, falou o aluno.
O trabalho de Neusa do Rego Monteiro geraram frutos para todos os piauienses. Uma de suas alunas, Maria Amélia Baião, conseguiu, com apoio do governo do estado, trazer para o estado uma sucursal da Escola de Música Lorenzo Fernandes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Essa ação permitiu que os estudantes de piano do Piauí pudessem receber um diploma reconhecendo o seu curso, passo importante para a cultura local.
Emocionada com a homenagem, Neusa do Rego Monteiro disse que foi no Piauí que suas raízes criaram morada. Falou sobre a família e demonstrou seu carinho pelos alunos. “Dediquei minha vida ao ensino do piano, que, para mim, foi sempre mais que um instrumento. Foi ponte, foi afeto, foi expressão da alma. Foram anos cheios de entusiasmo, música e encontros transformadores com jovens talentos que me ensinaram tanto quanto ou até mais do que eu podia ensinar”, revelou a pianista.
A solenidade foi prestigiada por ex-alunos, familiares e por vários deputados. Além de Wilson Brandão, o presidente da Alepi, deputado Severo Eulálio (MDB), Ana Paula (MDB), Gustavo Neiva (Progressistas) e o deputado licenciado Firmino Paulo.