Nova solução da Kantar para medir audiência de partidas de futebol em sua totalidade já está funcionando

Nova solução da Kantar para medir audiência de partidas de futebol em sua totalidade já está funcionando

(Foto: Antonio Chahestian/ Record)

No início de abril, a Kantar Ibope Media, em colaboração com diversos players do setor, lançou o Sports Audience Measurement, uma nova solução para medir a audiência de eventos esportivos ao vivo, englobando TV aberta, TV por assinatura e plataformas de streaming. Esta é a primeira vez que o futebol brasileiro é analisado de maneira abrangente, com dados comparáveis e padronizados.

Esse lançamento ocorre em um momento de transição, em 2025, com 502 jogos do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil sendo transmitidos por diferentes plataformas, cada uma com seu público e estilo próprio. Em um cenário onde os direitos esportivos estão fragmentados, essa solução desenvolvida no Brasil oferece uma visão unificada das transmissões, o que é valioso não apenas para os canais e plataformas, mas também para o mercado de publicidade.

É relevante notar que, mesmo com a fragmentação dos direitos, há janelas de exibição que mostram o mesmo jogo simultaneamente. Por exemplo, no Campeonato Brasileiro, tanto a Record, na TV aberta, quanto o YouTube, através da CazéTV, transmitem as mesmas partidas, sem exclusividade de contrato. Ambas as opções são gratuitas, promovendo a democratização do conteúdo e a liberdade de escolha para o consumidor.

A Kantar desenvolveu essa ferramenta para lidar com essas situações, buscando mensurar de maneira precisa os dados de audiência dos jogos, inicialmente focando apenas no Brasileirão e na Copa do Brasil.

A medição combina parte dos dispositivos de audiência já utilizados pela Kantar em 15 mercados brasileiros que fazem parte do Painel Nacional. O dispositivo já coleta dados da programação assistida na TV aberta, utilizando tecnologia de áudio, e agora também registra quando o televisor está transmitindo partidas desses dois campeonatos, seja por meio de TV por assinatura, streaming ou YouTube. No entanto, é importante destacar que os dados não representam a audiência total, pois a Kantar inclui apenas TVs conectadas e Smart TVs, excluindo visualizações em celulares ou computadores.

Evento

Na semana passada, a Record recebeu em sua sede em São Paulo representantes de marcas parceiras do Campeonato Brasileiro 2025 para discutir as transmissões do torneio e os dados de audiência. Estiveram presentes representantes de 12 empresas que exibem suas marcas na tela do canal durante o Brasileirão: Eisenbahn, Amstel, Mercado Pago, Chevrolet, Natura, Magalu, Esportes da Sorte, Estrela Bet, Sportingbet, Philco, Ademicon e Burger King.

O evento apresentou dados dos dois primeiros jogos da temporada, nos quais a audiência domiciliar da Record foi 15 vezes superior à da CazéTV, também detentora dos direitos de exibição.

Os números referem-se aos jogos realizados em 30 de março (Vasco 2 x 1 Santos) e 6 de abril (Sport 1 x 2 Palmeiras), mostrando uma vantagem de audiência domiciliar de 7,4 para 0,5 em favor da Record.

“Isso valoriza todo o nosso investimento e demonstra que valeu a pena. Estamos vivendo um ano que representa uma nova era na TV aberta, que chamamos de TV 3.0. O potencial de alcançar quase 80 milhões de espectadores em dois jogos é algo nunca antes visto”, declarou Alarico Naves, superintendente Comercial Multiplataforma da Record.

Leonardo Martins, diretor de Marketing do Burger King, destacou a importância da parceria estratégica com a emissora: “No mercado, competimos pela atenção das pessoas. É fundamental estar presente em uma audiência significativa como a da Record com nosso patrocínio ao futebol, pois é onde minha audiência se encontra. Portanto, estamos próximos, criando projetos inovadores, fazendo o que só o Burger King é capaz de fazer”.

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security