Veja nomes dos presos acusados de criar sites falsos para aplicar golpes no Piauí
A Coluna obteve acesso, com exclusividade, aos nomes dos presos durante uma ação policial deflagrada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI) da Polícia Civil do Piauí no estado de São Paulo acusados de estelionato digital por meio de sites falsos. Os alvos foram identificados como Daiane Silva Santos, Lucas Pereira de Melo Santos, Bárbara Santos de Carvalho, Frank da Silva Bezerra e Lauanda Soares de França. Outros dois já estavam no sistema prisional, onde foi dado cumprimento a mandado de prisão expedido pelo Poder Judiciário do Piauí.
Ao todo, foram determinadas 20 ordens judiciais, entre mandados de prisão e de busca no bojo de três investigações simultâneas, que culminaram com a deflagração da fase ostensiva das operações Illusio, Especulum e Falso Alerta, que visou o combate a crimes cibernéticos por meio do estelionato digital.

Operação da DRCI com alvos em São Paulo
As ações tiveram início na última quarta-feira (9) e foram intensificadas na quinta-feira (10), nas cidades de São Paulo e Guarujá, ocasião em que ocorreram as prisões.
Como os criminosos atuavam
De acordo com o delegado Humberto Mácola, as investigações apontaram que os alvos atuavam em estruturas criminosas especializadas, utilizando sites falsos de leilão de veículos e falsas centrais bancárias para enganar vítimas e aplicar golpes. No momento das prisões, os acusados estavam em plena atividade criminosa, com os sites fraudulentos ainda em funcionamento.
Umas das vítimas realizou a compra de três supostos veículos que totalizaram o valor de R$ 99.896,60 (noventa e nove mil, oitocentos e noventa e seis reais e sessenta centavos), no entanto, no fim do prazo acordado para a entrega dos objetos, a vítima entrou em contato com a empresa, mas não obteve resposta, momento em que percebeu ter sido vítima de um golpe.
Destaca que após análise de certidão telemática e os comprovantes de transferências financeiras, foi possível apurar a existência de associação criminosa voltada a perpetrar o delito de estelionato em detrimento da vítima, restando demonstrada conexão entre os investigados Frank da Silva Bezerra, João Vitor Dantas Pontes e Lauanda Soares de França para a consumação do crime.
Rapidinhas
Polícia Civil do Piauí alerta para riscos de transações virtuais
O coordenador da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática, delegado Humberto Mácola, da Polícia Civil do Piauí, alertou a população para os riscos do ambiente virtual, especialmente ao acessar sites desconhecidos, aceitar ofertas muito vantajosas ou atender ligações de supostas instituições financeiras. “Emprestar ou alugar contas bancárias para terceiros pode configurar crime e gerar graves consequências civis e penais”, destacou o delegado Humberto Mácola.
PJe do Tribunal de Justiça do Piauí entrou “em recesso”
O Processo Judicial eletrônico (PJe), sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça em parceria com os tribunais do estado, entrou em “recesso” na Semana Santa, impedindo que a população pudesse realizar buscas no sistema, desde a segunda-feira (14).
*** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do GP1