Argentino e apaixonado por futebol, Papa Francisco colocou Pelé acima de Messi e Maradona
O Papa Francisco tinha uma grande paixão pelo futebol. Como torcedor e sócio-honorário do Club San Lorenzo de Almagro, na Argentina, ele considerava Pelé o maior jogador de todos os tempos, superando até mesmo Messi e Maradona. Em novembro de 2023, Francisco compartilhou suas experiências com os três ícones do esporte em uma entrevista para a emissora italiana Rai.
Quando questionado sobre sua preferência entre Messi e Maradona, o Papa destacou a beleza do jogo de Pelé. “Entre eles, vou mencionar um terceiro: Pelé. Acompanhei todos os três. Maradona foi incrível como jogador, ele me visitou no primeiro ano do meu pontificado, e depois teve aquele trágico fim”, recordou. “Messi é um verdadeiro cavalheiro. No entanto, entre esses três, Pelé é o grande cavalheiro. Um homem de um coração imenso”, acrescentou.
Francisco também relembrou seu encontro com o eterno camisa 10 do Santos: “Certa vez, encontrei o Pelé em um voo enquanto estava em Buenos Aires, e tivemos uma conversa. Ele era um homem de uma humanidade extraordinária”, contou na ocasião.
O pontífice faleceu na madrugada desta segunda-feira, aos 88 anos. Pelé faleceu em 29 de dezembro de 2022, e Maradona partiu em novembro de 2020.