Rafael Fonteles crê em eleição polarizada e crava que Lula voltará a ter mais de 75% no Piauí | Francy Teixeira


O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será o nome do partido na disputa pelo Palácio do Planalto em 2026. Em entrevista ao portal Poder360, Fonteles destacou que o chefe do Executivo federal estará em posição privilegiada no pleito:
“Ele é nosso candidato à Presidência da República em 2026. Tenho certeza que será até favorito”, declarou.

De acordo com o governador, o PT está comprometido com a reeleição de Lula, visto como peça central na continuidade do projeto de “reconstrução do país”, iniciado no atual mandato.

Rafael Fonteles sinaliza que Lula é o candidato natural à reeleição e irá recuperar popularidade  (Foto: CCOM/Reprodução Facebook) 

Investimentos no Piauí e aprovação em alta

Fonteles também ressaltou os benefícios que o Piauí tem colhido com os investimentos federais, especialmente na transição energética, área em que, segundo ele, o Estado é “extremamente competitivo”.

Além disso, o governador mencionou o avanço da popularidade de Lula em território piauiense:
“O presidente já teve acima de 75% de aprovação e, hoje, está ali na casa dos 75%”, disse, indicando recuperação da imagem presidencial no Nordeste.

Economia e programas sociais fortalecem imagem do governo

O chefe do Executivo estadual atribui a retomada da confiança no presidente a fatores econômicos como a queda no preço dos alimentos, impulsionada pela safra recorde, e à melhoria da cotação do dólar.

Fonteles também elogiou programas federais como o Minha Casa, Minha Vida e o Pé-de-Meia, citando uma frase recorrente do presidente:
“É como ele mesmo diz: ‘É um ano de colheita’. Aquilo que foi plantado em 2023 e 2024 está sendo colhido a todo vapor”, afirmou.

Polarização se mantém e Bolsonaro será “protagonista”, diz governador

Questionado sobre o cenário da próxima disputa eleitoral, Rafael Fonteles previu um embate polarizado e afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve seguir influente no campo da direita:


“Teremos uma eleição polarizada”, pontuou. Para ele, mesmo inelegível, Bolsonaro continuará como “protagonista no lado da direita”, embora ainda não se saiba quem ele apoiará em 2026.

Fonteles se mostra confiante quanto ao desempenho de Lula na futura disputa, acreditando que o petista pode superar a vantagem obtida em 2022, quando venceu Bolsonaro com 2,1 milhões de votos de diferença, a menor margem registrada desde a redemocratização em eleições de segundo turno.

Reeleição no Piauí está no radar

O governador também comentou sobre seu próprio futuro político e afirmou que uma nova candidatura ao Palácio de Karnak é provável. Segundo ele, a intenção é seguir aliado aos partidos que hoje compõem sua base: MDB e PSD, tanto na Assembleia Legislativa quanto na bancada federal.


*** As opiniões aqui contidas não expressam a opinião no Grupo Meio.

Veja Também




Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security