Campeão do Mundial de Clubes, Raí exalta novo formato da competição e destaca crescimento do futebol sul-americano
“Esse Mundial de Clubes será, sem dúvida, um objetivo a ser alcançado por torcedores e clubes. A tendência no Brasil é de um desenvolvimento ainda maior, especialmente com países de outros continentes investindo com mais força no futebol. Já começamos a ver algumas surpresas em confrontos entre clubes diferentes, e esse equilíbrio entre os continentes torna o cenário mais intrigante do que nunca”, destacou.
Duplo campeão Mundial (na versão antiga), ambas as vezes pelo Tricolor paulista, Raí também comentou sobre os recentes investimentos no futebol brasileiro e a crescente rivalidade entre os clubes: “Estamos começando a ver mais investimentos (no Brasil). Há 10 ou 20 anos a competitividade era pouca, mas agora temos grandes times como Botafogo, Palmeiras e Flamengo. E isso é apenas no Brasil; a Argentina também possui seus gigantes”, acrescentou.
Trinta e dois rivais. Apenas um campeão mundial. 🏆
Novos ingressos já disponíveis para o verão definitivo do futebol no #FIFACWC 🎟️
— FIFA Club World Cup (@FIFACWC) 10 de abril de 2025
“A diferença entre os clubes europeus e sul-americanos está diminuindo. O Mundial de Clubes oferece uma oportunidade única para valorizar ainda mais as equipes da América do Sul, o que as deixará muito motivadas. Quanto mais valorizarmos os clubes, mais competições desse tipo surgirão, permitindo que eles mantenham seus principais jogadores e talentos por mais tempo, promovendo um equilíbrio entre os continentes”, afirmou.
O ex-atleta também mostrou empolgação com o duelo entre Botafogo e Paris Saint-Germain, programado para a fase de grupos do torneio: “O Botafogo é um grande clube no Rio, e mesmo torcedores de outros times na cidade apreciam suas partidas. Tem uma história rica, e Garrincha jogou lá”, observou.
“É o Brasil contra o PSG; não sei quando foi a última vez que um time brasileiro enfrentou o PSG, então será muito especial para mim. Vai ser um grande jogo, oferecendo a um time brasileiro, campeão da Libertadores, a chance de jogar contra uma das melhores equipes da Europa atualmente”, completou.
O novo formato do Mundial de Clubes contará com 32 equipes, sendo seis representantes da América do Sul. Entre os clubes brasileiros que conseguiram classificação estão Palmeiras, Flamengo, Fluminense e Botafogo, este último por ganhar a Copa Libertadores de 2024. O torneio está previsto para acontecer entre 15 de junho e 13 de julho.