Ministério Público do Piauí recomenda cancelamento de shows artísticos em quatro municípios
O Ministério Público do Estado do Piauí expediu recomendação aos municípios de Bertolínia, Colônia do Gurgueia, Manoel Emídio e Sebastião Leal, para que suspendam a realização de eventos festivos, sobretudo os shows artísticos, com elevados gastos públicos.
A recomendação foi assinada pelo promotor Maylton Rodrigues de Miranda nesta quarta-feira (16), endereçada aos prefeitos Rodrigo Martins (PSD), de Bertolínia; Lisiane Franco (MDB), de Colônia do Gurguéia; Orlando Crispim (PSD), de Manoel Emídio; e Manoelina Borges (PSD), de Sebastião Leal.

Ministério Público do Estado do Piauí – MPPI
Foram notificados os municípios incluídos no Decreto nº 23.699/2025, do Governo do Estado do Piauí, que declara situação de emergência em 129 cidades em decorrência da seca.
Os prefeitos têm o prazo de 48 horas para informar sobre o acatamento da recomendação. O descumprimento poderá implicar a adoção das medidas judiciais cabíveis, por ato de improbidade administrativa.
O que dizem os prefeitos
Procurado pelo GP1, o prefeito Orlando Crispim afirmou que o evento de aniversário da cidade, contudo, os festejos que seriam promovidos na zona rural foram cancelados. “Já fiz o aniversário da cidade, mas suspendi as atividades de três festejos no interior, que era para ter agora. O poder público não vai realizar, senão estaremos contrariando as recomendações”, afirmou o prefeito de Manoel Emídio.
Em Colônia do Gurguéia, a prefeita Lisiane Franco cancelou a festa de aniversário do município e também suspendeu, por 90 dias, a realização de todos os eventos e apresentações artísticas na cidade, custeados com dinheiro público.
O prefeito Rodrigo Martins e a prefeita Manoelina Borges não foram localizados para comentar o caso. O espaço está aberto para esclarecimentos.