UFPI promove evento de extensão sobre ensino e aprendizagem matemática organizado pelos Cursistas de Pedagogia do PARFOR do Polo de Castelo do Piauí


Publicado: 16/04/2025 15:27

Atualização mais recente: 16/04/2025 15:27

Com o intuito de promover o entendimento sobre a estrutura da sociedade brasileira e os obstáculos que estados e municípios enfrentam para oferecer uma educação de qualidade, especialmente em matemática, os cursistas de Pedagogia, do Polo do PARFOR/UFPI de Castelo do Piauí, realizaram na última sexta-feira, dia 11 de abril, o evento de extensão “Itineração de concepções de ensino e aprendizagem matemática para ensino fundamental anos iniciais”.

Evento ocorreu no Auditório Maria Salomé Cabral (CCE/UFPI)

Realizado no Auditório Maria Salomé Cabral – Centro de Ciências da Educação, da Universidade Federal do Piauí (CCE/UFPI), em Teresina, o evento reuniu, além da turma de Castelo do Piauí, cursistas de Pedagogia dos Polos de Batalha, Miguel Alves e do Campus Amílcar Ferreira Sobral, da UFPI em Floriano.

Cursistas de Pedagogia de diferentes Polos participaram do evento

Na ocasião, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, reiterou a importância da integração entre os municípios Polos. “Estamos muito felizes por estarmos recebendo-os na nossa casa, na nossa UFPI. Esse é um momento especial para todos nós. Recentemente, dia 01 de março, nossa instituição celebrou 54 anos da sua fundação. Cabe destacar a relevância que a UFPI possui para o desenvolvimento do nosso estado. Dos 170 cursos, 19 já foram ofertados no âmbito do PARFOR, que em 2025 chega aos 15 anos de implantação na UFPI”, destacou.

Profa. Eliana Marques (Diretora do CCE/UFPI), Profa. Glória Ferro e Prof. Milton Pereira (Coordenador do Polo de Batalha)

Parabenizando a todos pela iniciativa e pelo trabalho desenvolvido, a Coordenadora do curso de Pedagogia, Profa. Maria Lemos, ressaltou a satisfação pela realização do evento. “Olhando para cada um de vocês, me emociono, porque a história de vocês se parece com a minha. Portanto, a minha alegria é muito grande em ver cada um de vocês aqui hoje. Agradeço a presença de todos, dos cursistas, professores e palestrantes. Aproveitem bastante”.

Profa. Maria Lemos falou sobre a alegria pela realização do evento

O empenho dos cursistas na realização do evento também foi mencionado pela Coordenadora do Polo do Piauí, Profa. Chaguinha Monte. “Estão todos de parabéns. Acompanhei de perto o desenvolvimento dos projetos realizados no âmbito da disciplina e o evento de extensão de hoje representa a culminância de todo esse trabalho fantástico que eles já vêm produzindo. Esse momento é de fundamental importância para a formação deles, pela oportunidade de organizar e de participar de um evento dessa magnitude”.

Profa. Chaguinha Monte ressaltou dedicação dos cursistas

Segundo a Profa. Alba Patrícia, que ministrou a disciplina de Fundamentos, Conteúdos e Didática da Matemática, a ideia de realização de um evento de extensão surgiu desde o início da disciplina, em janeiro. “Quando foi lançado o edital da FAPEPI (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí), que financia projetos científicos e de extensão, decidi cadastrar o nosso projeto e ele foi aprovado. Resolvemos realizar o evento em Teresina para possibilitar que os cursistas de outras cidades tivessem a oportunidade de conhecer o Campus sede da nossa Instituição. Somos gratos por todo apoio que recebemos da FAPEPI e do PARFOR/UFPI”.

Professoras Chaguinha Monte, Edmilsa Santana, Juliana Sousa, Alba Passos e a cursista Maria José Soares

Para a cursista Vitória Paiva, do Polo de Castelo do Piauí, colaborar na organização de um evento é uma valiosa oportunidade de crescimento tanto pessoal como profissional. “Fortalecemos laços e fazemos novos contatos e parcerias. Desenvolvemos nossas habilidades como a comunicação, organização, cumprimento de metas e prazos. É muito significativo”, avalia.

Vitória Paiva (sentada) com a Profa. Alba Passos e colegas de curso

A programação contou com palestras e minicursos. A Profa. Edmilsa Santana, Diretora do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS/UFPI), que ministrou a palestra “Leitura e letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental”, juntamente com a Profa. Juliana Silva, enfatizou que é de fundamental importância que o professor saiba identificar a realidade de cada aluno e entender que o letramento matemático vai além das operações básicas e resolução de problemas, para assumir um papel mais prático e relacionado ao cotidiano, com o objetivo de satisfazer as necessidades do indivíduo e resolver problemas da vida real. 

Profa. Edmilsa Santana durante palestra

Confira mais fotos e o vídeo do evento:

Palestra “Leitura e letramento matemático nos anos iniciais do ensino fundamental”

Prof. César Prado ministrou a palestra “Concepções de Ensino e aprendizagem matemática para ensino fundamental anos iniciais” 

Evento reuniu cursistas, professores e coordenadores

Minicurso “Matematicando: aprendendo matemática de forma divertida”

Minicurso “Descobrindo os números: abordagens infantis interativas para a educação infantil”





Fonte Original da Matéria

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security