À procura da desconhecida – revista piauí
Em 23 de abril de 1985, os donos do Area, um badalado clube noturno em Nova York, reuniram dezenove artistas para um jantar no restaurante chinês Mr. Chow. Alguns dos principais nomes das artes plásticas da época compareceram, como Andy Warhol, David Hockney, Jean-Michel Basquiat, Robert Mapplethorpe, Francesco Clemente, Keith Haring, John Chamberlain, Alex Katz, Michael Heizer e Dennis Oppenheimer.
Dali a alguns dias, os dezenove artistas iriam participar (com outros treze, que não estavam no restaurante) de uma exibição coletiva no clube Area chamada Arte.
Depois do jantar, todos se juntaram para serem fotografados ao lado dos sócios do Area. Mas, antes que o fotógrafo Michael Halsband clicasse a turma de artistas, três “penetras” se juntaram a eles: o pintor Julian Schnabel, o músico John Lurie e uma jovem, que aparece de perfil, com as mãos nos bolsos da calça.
A foto em preto e branco ficou famosa por registrar um momento memorável do mundo das artes nova-iorquino e ganhou uma ampliação de quase 4 metros de altura na exposição Basquiat x Warhol: Painting four hands (pintura a quatro mãos), apresentada na Fundação Louis Vuitton, em Paris, entre abril e agosto de 2023.
A imagem chamou a atenção da jornalista Simone Duarte durante sua visita à exposição na França. Ela ficou particularmente intrigada com o fato de todos os personagens da foto estarem identificados, artistas e não artistas, menos a única mulher entre 27 homens. Sobre essa jovem, a legenda da foto dizia apenas: Unknown (desconhecida).
“Era o final de agosto de 2023, em Paris, e começava assim a minha investigação sobre a mulher desconhecida da foto. Em pouco tempo, essa busca se tornaria uma obsessão”, escreve a jornalista na piauí deste mês. Essa jornada levou Duarte, pouco a pouco, a mergulhar no fervilhante mundo das artes plásticas de Nova York nos anos 1980, quando também a vida noturna da cidade viveu alguns de seus melhores dias.
A procura seguiu por um ano e meio, com dezenas de entrevistas, encontros, mensagens e pistas falsas. Enredada em uma teia misteriosa, e cada vez mais interessada em descobrir quem era a tal mulher desconhecida, a jornalista chegou a pedir ajuda a um policial europeu que trabalhara em Nova York. “Embora este não seja um caso de polícia, ele me dá novas dicas sobre que caminho tomar nessa minha busca”, escreve a jornalista. “Sinto que a investigação se tornou para mim um ponto de honra.”
Um a um, Duarte entrevistou todos os personagens da foto que pôde encontrar, como Julian Schnabel, John Lurie, Sandro Chia, Kenny Scharf, Stefano Castronovo e Michael Heizer. Coletou pistas e memórias difusas, que pouco ajudaram. Até que sua busca deu uma guinada imprevista, em março deste ano.
Assinantes da revista podem ler a íntegra da reportagem neste link, onde também estão disponíveis outras fotos do jantar.