OAB Piauí se reúne com Corregedor do Foro Extrajudicial, desembargador Hilo de Almeida, para discutir pautas prioritárias da advocacia
15 de abril de 2025 às 19:11h
Em reunião institucional realizada nesta terça-feira (15/04), representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), estiveram com o Corregedor do Foro Extrajudicial do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), desembargador Hilo de Almeida, para tratar de temas fundamentais para a advocacia e o aprimoramento dos serviços notariais e registrais no estado. A audiência teve como objetivo reforçar o diálogo entre a OAB, a Corregedoria e os demais atores do sistema extrajudicial, pautando demandas e reafirmando compromissos institucionais.
O presidente da OAB Piauí, Raimundo Júnior, avaliou como extremamente produtiva a reunião com o corregedor.
“Esse encontro reafirma nosso compromisso com a valorização da advocacia e com o aprimoramento dos serviços notariais e registrais prestados à sociedade piauiense. Levamos pautas essenciais, como a implementação do atendimento prioritário à advocacia nos cartórios e a necessidade de estudo sobre os impactos da tabela de emolumentos, com a criação de grupo de discussão específico sobre o tema. Também tratamos da articulação institucional em torno do IV Congresso de Direito Imobiliário do Piauí e do apoio à atuação dos cartórios na promoção de políticas públicas. Reforçamos, ainda, a importância da presença dos delegatários nas serventias e do estímulo à mediação extrajudicial”, explicou.
A OAB Piauí reafirma seu compromisso com a valorização da advocacia e o fortalecimento institucional das relações com o Poder Judiciário, destacando que o diálogo e a cooperação são fundamentais para o avanço da cidadania e da prestação de serviços mais eficientes à sociedade.
“Foi uma conversa muito positiva com o desembargador Hilo de Almeida. Trouxemos pautas que são importantes para o dia a dia da advocacia e que também impactam diretamente a população, como melhorias no atendimento nos cartórios e a necessidade de ajustes na tabela de emolumentos. Também tratamos de parcerias institucionais e iniciativas que aproximem ainda mais o extrajudicial da sociedade. Seguimos firmes no compromisso de representar bem a advocacia e contribuir para um sistema mais eficiente e acessível”, destacou o conselheiro federal e presidente da Comissão de Relação com as Serventias Extrajudiciais da OAB Piauí, advogado Ian Cavalcante.
Participantes:
Também participaram da reunião o diretor-tesoureiro da OAB-PI, advogado Rafael Neiva; o conselheiro federal e presidente da Comissão de Relacionamento e Integração com as Serventias Extrajudiciais da OAB-PI, advogado Ian Samitrius; o presidente da Comissão de Relação com o Poder Judiciário da OAB-PI, advogado Alessandro Lopes; e o presidente da Comissão de Direito Imobiliário da OAB-PI, advogado Daniel Lima.