Qual o Propósito do Endereço de IP?
Viver em uma sociedade altamente digitalizada sem entender como esta tecnologia funciona pode ser bem perigoso. No Brasil, a falta de letramento digital parece ser geral, já que mais 75% da população ainda não possui habilidades digitais básicas, os chamados “analfabetos digitais”. A situação fica ainda mais perigosa, levando em consideração o alto índice de ataques cibernéticos e golpes na praça.
Neste contexto, conhecer alguns conceitos básicos pode ser a diferença entre a segurança e a exposição, como o endereço de IP. Entenda o que é, como funciona e o que isso tem a ver com segurança cibernética.

Identidade Virtual
Como a maioria dos conceitos relacionados ao mundo digital, a sigla IP vem do inglês e significa “protocolo de internet”. O protocolo de internet funciona como uma espécie de “identidade virtual” de um aparelho, quando este se conecta à rede. Cada aparelho conectado possui um número de IP, que além de informações sobre o modelo, informa também sobre a localização geográfica do usuário.
O endereço de IP é uma sequência de números criada pelo provedor de internet e cada usuário tem um em cada aparelho conectado. É por isso, por exemplo, que quando um usuário faz uma busca no Google no Brasil, o resultado mostrado está sempre em português e páginas brasileiras (ou traduzidas) aparecem sempre no topo da lista.
Mais do que um número de identificação, o endereço de IP também é crucial para a segurança dos usuários. Navegar por aí com ele desprotegido acarreta em riscos como:
- Roubo de informações
- Instalação de programas maliciosos (malware)
- Invasão e controle remoto do sistema ou aparelho
Por este motivo, os usuários mais precavidos utilizam uma extensão de VPN, que protege este número de possíveis criminosos. VPN é outro conceito importantíssimo para quem preza pela própria segurança. A sigla significa “rede virtual privada” e programas de VPN servem para “ocultar” o número de IP na internet, mas não apenas isso. Além de ocultar o IP, os VPNs oferecem outras vantagens:
- Criptografia dos dados de navegação
- Acesso a sites e conteúdos restringidos geograficamente
- Reduz drasticamente os riscos de interceptação dos dados do usuário
Ou seja, além de oferecer proteção, um VPN permite ao usuário assistir aquela série da Netflix que só está disponível na Índia, por exemplo. Há também vantagens para os gamers: ao ajustarem suas localizações para uma região mais próxima do servidor de um jogo, é possível reduzir o tempo de latência na jogatina.
Razões Para Se Proteger

Se engana quem pensa que apenas empresas e pessoas importantes são alvos de cibercriminosos. O Brasil é o segundo país mais atacado por cibercriminosos na América Latina. Somente no ano passado, foram registrados mais de 700 milhões de ataques, ou 1.379 ataques por minuto.
Neste cenário pavoroso, cerca de 70% das empresas nacionais sofreram ataques de ransomware, quando os criminosos sequestram os sistemas da vítima, liberando apenas mediante pagamento de um “resgate”. Embora este tipo de ataque seja comum no ambiente corporativo, pessoas físicas também estão sujeitas.
Sendo assim, é fundamental que os usuários se protejam. Além de instalar um VPN, é aconselhável também utilizar softwares de antivírus e antimalware atualizados, capazes de identificar e neutralizar ameaças. Empregar senhas fortes e pouco óbvias também ajuda na proteção de contas bancárias, emails e redes sociais.