CBF afasta árbitros e VAR após polêmicas em Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras no Brasileirão Erros reconhecidos pela comissão de arbitragem motivaram suspensão por tempo indeterminado; treinamentos para árbitros da Série A começarão nesta semana ‣ Portal Terra da Luz


A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta segunda-feira (7), o afastamento por tempo indeterminado dos árbitros de campo e do VAR nas partidas Internacional x Cruzeiro e Sport x Palmeiras, que fazem parte da segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2025.

A decisão foi tomada após uma análise do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que identificou falhas cometidas pelos árbitros envolvidos nas partidas. De acordo com o comunicado oficial, o afastamento é de natureza pedagógica e corretiva.

“Há momentos em que precisamos instruir, coibir e também afastar. Esta é uma medida para evitar novos erros e garantir que o VAR e o árbitro deanem em harmonia”, declarou Rodrigo Cintra, coordenador geral da comissão de arbitragem da CBF.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Controvérsias e reações dos clubes

No jogo Internacional 3 x 0 Cruzeiro, a principal controvérsia ocorreu aos 20 minutos do primeiro tempo, quando Jonathan Jesus foi expulso com cartão vermelho direto após uma dividida com Wesley. O VAR corroborou a decisão sem solicitar a revisão do árbitro, o que gerou indignação no Cruzeiro. O proprietário da SAF do clube, Pedro Lourenço, afirmou que irá contestar a CBF.

Na partida entre Sport 1 x 2 Palmeiras, o pênalti marcado nos minutos finais para o time paulista gerou revolta entre jogadores e dirigentes do Sport. O árbitro Bruno Arleu de Araújo assinalou a penalidade após toque de Matheus Alexandre, e a decisão foi mantida após verificação do VAR. O vice-presidente do Sport, Guilherme Falcão, sugeriu que “já é hora de trazer árbitros de fora”.

Intensivão para árbitros da Série A começa nesta semana

Como parte das respostas institucionais, a CBF anunciou que, a partir do dia 15, iniciará um treinamento específico para os árbitros da Série A, que será realizado no CAER e no CEAB, no Rio de Janeiro.

Esta ação faz parte do projeto de profissionalização da arbitragem, que foi apresentado em fevereiro por Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF. Durante o treinamento, serão feitas simulações de jogos com atletas da base do futebol carioca e será utilizada a estrutura completa do VAR, visando o aprimoramento do desempenho dos árbitros.


Leia também | Voo inaugural da LATAM para Lisboa fortalece conectividade do Ceará com a Europa e impulsiona o turismo

Mariana Beltrão

Sou redatora, revisora e tradutora de textos, formada em Letras e em Filosofia, estou sempre em busca de conhecimentos. Atualmente escrevo para o portal Folha de Parnaíba, sempre buscando as últimas notícias para os leitores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

x  Powerful Protection for WordPress, from Shield Security
Este Site é Protegido Por
Shield Security