Regra dos oito segundos é aplicada pela primeira vez no futebol brasileiro
Aos 48 minutos do segundo tempo, o árbitro concedeu um escanteio ao Paysandu durante a partida contra o Athletico, em decorrência de uma nova regra.
4 abr
2025
– 23h39
(atualizado às 23h39)
Na noite de sexta-feira (4), o Athletico derrotou o Paysandu, marcando a estreia da regra dos oito segundos no futebol brasileiro. Durante o jogo, que foi realizado no Mangueirão e correspondeu à 1ª rodada da Série B do Brasileiro, o goleiro do Athletico, Mycael, segurou a bola por 13 segundos, resultando em um escanteio a favor do Papão.
Com a partida se aproximando do fim, o árbitro Jefferson Ferreira de Moraes sancionou a infração aos 48 minutos do segundo tempo. Ao pegar uma bola rebatida, o goleiro do Furacão manteve a posse por 13 segundos, o que levou à concessão de um escanteio ao Paysandu.
O escanteio não gerou grandes chances, mas ficou marcado como a primeira aplicação da regra da Associação Internacional de Futebol (IFAB) no futebol brasileiro.
No início deste ano, a IFAB aprovou uma alteração na Lei 12.2, que se refere ao tiro livre indireto. Agora, se o goleiro segurar a bola por mais de oito segundos, o árbitro deve conceder um escanteio para o time adversário. Essa mudança objetiva mitigar o tempo perdido por parte dos goleiros durante o jogo.